Na era digital, em que tudo pode ser acessado por um smartphone e visto quase que em tempo real, diante dos avanços da tecnologia, podemos afirmar que a imagem é tudo. Em um segundo, uma marca ou produto pode ter seu momento de glória ou de desonra. Isso é, por mais simples que seja a circunstância, a sociedade sempre irá criar inúmeras percepções para uma determinada situação que sua empresa atravessa, o que pode interferir diretamente na saúde financeira da sua empresa, pois os consumidores irão definir se os seus valores são compatíveis com os da empresa, podendo estes deixar de contratar, cancelar o serviço, deixar de comprar seu produto ou mesmo fazer uma propaganda negativa devido imagem percebida por ele.
Assim, cuidar de uma imagem corporativa, valores e ações, vai muito além de uma projeção visando o marketing da empresa, mas trata-se da existência e permanência no mercado. Agora você pode estar se perguntando no que uma assessoria jurídica pode auxiliar diante desses pontos. A resposta é: mais do que você imagina.
Uma boa assessoria jurídica pode te auxiliar de diversas formas, mas pouco se fala, atualmente. O que na carreira advocatícia já era notório, mas que deve ser ampliada sua aplicação diante deste novo cenário, é a busca por soluções amigáveis. Por muito tempo, o bom advogado era o bom litigante, hoje nem tanto. Pois melhor ainda é o advogado que sabe resolver a lide da maneira mais rápida e menos custosa, visando não só a satisfação do cliente, mas dirimindo os danos financeiros. O litígio não se extinguirá, mas observamos cada vez mais o desinteresse numa solução tão conflituosa, dispendiosa e longa.
Acompanhando essa tendência de solução amigável, nasce o “dispute resolution”. O Dispute Resolution é uma modalidade de resolução alternativa de conflito, que ocorre entre as partes e que busca dirimir litígios de forma amigável. O melhor quanto a esta modalidade é que ela não tem um momento único de aplicação. Assim, pode-se tentar realizar a composição amigável já existindo um processo em curso, mas, ainda mais interessante, antes mesmo de haver um processo judicializado.
Você pode se perguntar o por que da necessidade de uma composição amigável antes de haver uma lide, não é mesmo? Lembra da importância da imagem que mencionamos anteriormente? Pois é, é aí que a solução amigável mais auxilia! Quando sua empresa enfrenta uma insatisfação ou falha junto a um cliente e não soluciona com a devida urgência e eficácia, traz para si um problema muito maior, que pode acarretar em consequências relacionadas à imagem, além de prejudicar relacionamentos, manchar reputações e consumir enormes somas de dinheiro, tempo e talento.
Assim, o propósito da assessoria jurídica do Dispute Resolution é receber com a maior brevidade as informações possíveis da demanda, a fim de escutar o consumidor, criar um bom ambiente de negociação e confiança, e lançar possibilidades reais de solução para o caso.
Na Meireles e Freitas Advogados temos um time jurídico especializado quanto ao Dispute Resolution, que estuda de forma individualizada, segmenta as reclamações similares para traçar a técnica adequada e soluções mais estratégicas e resolutivas para cada caso. Com estas ações de contato, escuta e solução amigável, podemos não só reverter uma situação de insatisfação do consumidor, mas de refazer a relação de confiança quebrada para que haja espaço para novas interações comerciais entre as partes.
Ademais, o especialista jurídico que fica à frente de toda a operação é capaz de perceber as situações mais sensíveis e quais estão dentro da gama de maior volume de demandas judiciais contra a empresa, em que traçando as soluções estratégicas nesses casos, irá acarretar não só na resolução, mas também na diminuição de custos que sua empresa teria nas ações e condenações advindas.
Conheça a MF Resolution
A MF Resolution é uma solução do escritório Meireles e Freitas que busca dirimir litígios de forma amigável, sendo o seu maior propósito o de evitar uma futura demanda judicial desgastante tanto no aspecto temporal como financeiro, ou até mesmo de solução amigável no curso de uma demanda já judicializada, diminuindo sua duração e gastos.
Como MF Resolution funciona?
Diante de uma má experiência ou insatisfação com o serviço/produto, a Meireles e Freitas atua para compreender melhor a situação diretamente com o consumidor, gerando uma atmosfera propensa ao diálogo e posterior solução. O recebimento da reclamação advém da integralização de sistema, que tanto pode ser da própria empresa contratante, com o seu SAC, como vindo de sites de reclamações de consumidores, tais como o Reclame Aqui, Consumidor.gov.
É muito importante ter uma atuação rápida e eficaz junto ao cliente, por isso analisamos o perfil do consumidor e da demanda para formar o ambiente de contato mais conectivo, podendo ser humano, digital ou híbrido. Após isto, é feito um estudo do caso, verificando todo procedimento, apuração de possível falha e detalhes da demanda, principalmente valores e tipo de serviço/produto envolvido. Esses detalhes são importantes para traçar os parâmetros possíveis dentro da negociação a ser iniciada. Assim, iniciado o contato pelo especialista jurídico, ele se utiliza de diversas ferramentas e técnicas de negociação especializadas para ter um acordo satisfatório, em que o consumidor se sinta compreendido e satisfeito com a resolução, a empresa cliente tenha uma demanda a menos, e uma imagem positiva a mais.
Mas no que a MF Resoluion se diferencia?
Apesar das soluções extrajudiciais já serem conhecidas, elas são pouco vistas e, consequentemente, pouco aplicadas por falta de conhecimento técnico especializado, bem como pela velha cultura de litigiosidade. A Meireles e Freitas sabe dos expressivos benefícios que uma solução extrajudicial pode alcançar, por isso criou uma equipe com um conhecimento vasto e profundo quanto a este segmento.
Nossa equipe é exclusiva para o atendimento e estudo dos casos visando a solução amigável, possuindo técnicas de negociação, de escuta solidária e criação de um bom ambiente, tudo isso para viabilizar um vínculo capaz de gerar diálogo com o consumidor, auxiliando a encontrar, em conjunto, uma proposta resolutiva e criativa quanto ao conflito, atendendo ao interesse de todos. Desse modo, alcançamos soluções expressivas até mesmo em casos de alta complexidade.
Principais benefícios do MF Resolution
Podemos observar que os benefícios alcançam ambos os envolvidos, tanto o consumidor que ficará satisfeito com a prontidão em solucionar sua dor, criando uma relação de confiança e de solidez, como a empresa prestadora que, diante deste cenário, diminui as possibilidades de ter custos com uma ação judicial desnecessária e permanece a lucrar com a continuidade da prestação do serviço ou com sua indicação.
Sem sombra de dúvidas a propaganda boca-a-boca ainda é a forma mais eficiente de se promover no mercado, pois traz pessoalidade àquela experiência e influencia diretamente aos próximos. Olhando de forma individualizada, um consumidor ou um contrato, podemos ter a impressão de ser uma consequência sem muitos danos, mas analisando a médio e longo prazo, podemos concluir que não. A perspectiva é outra e que afeta diretamente a saúde financeira de sua empresa.
De acordo com um artigo publicado pela Harvard Business Review, de autoria de John R. Allison, podemos verificar que as empresas americanas chegam a pagar mais de US$ 20 bilhões por ano a advogados de litígios. Ainda segundo o autor do artigo, esse custo pode acabar desviando a atenção de outras contas comerciais muitas vezes mais importantes, como o custo de desviar o pessoal-chave das atividades produtivas ou o de destruir um relacionamento lucrativo com um ex-aliado comercial.
Cenário semelhante é vivenciado no Brasil, em que pela cultura de litigiosidade deixamos de lado outras vertentes de solução. Solucionando os conflitos da forma apontada pelo MF Resolution podemos, de forma conjunta, dar um desfecho a lide de maneira mais rápida e econômica, destinando o valor provisionado para gastos com demandas ser repassado a outras necessidades da empresa.