Joan é péssima (e você também)
Quem é Joan e o que nós temos em comum com ela? Essa pergunta se responde de maneira simples: nada, mas talvez tudo.
“Joan is awful” (Joan é péssima) é o título de um dos episódios da nova temporada da série Black Mirror produzida pela Netflix.
Conhecida por seus enredos futuristas, apocalípticos e distópicos (será?), a série é composta por diversos episódios independentes que trazem duras críticas aos avanços tecnológicos ensaiados pela humanidade.
No primeiro episódio da 6a temporada, nós acompanhamos a rotina de Joan, uma mulher comum e ordinária que, ao chegar em casa a noite, abre o aplicativo de streaming para assistir algo, mas não se dá ao trabalho de ler os extensos Termos de Uso antes de aceitá-los (quem nunca, né?).
Joan se depara com uma série nova que possui o exato mesmo título do episódio (Joan is awful) e resolve assisti-lo. Acontece que o enredo da série é uma retratação de sua vivência diária (com uma dose extra de dramatização) e, ao ser assistida por todos, trouxe o caos para sua existência.
Após ter sido demitida, perder seu relacionamento e envolver-se em muitos problemas, Joan resolve procurar uma advogada para descobrir o que aconteceu. A advogada informa que os direitos para a produção da série foram todos concedidos nos (não lidos) Termos de Uso da plataforma de streaming.
Enfim, sem spoilers sobre o final do episódio, deixo aqui minha reflexão sobre o episódio: A dramatização é exagerada e, claramente, o documento não teria o mesmo poder em território brasileiro, mas a lição principal do episódio é entender que não precisamos ser ninguém especial ou notório para termos a vida virada ao avesso por um compartilhamento descuidado de dados.
Na série, questionou-se “porque essa pessoa, porque a Joan? O que ela tem de especial?” A resposta foi surpreendente: ela não tem nada de especial, escolhemos alguém mediano, com uma vida normal e uma rotina normal.
Ninguém está seguro e você não precisa ser especial para ser um alvo. Leia, entenda e concorde. Considerando isso, a fim de evitar esses problemas, a Meireles e Freitas possui uma consultoria especializada que dará a melhor assessoria quando se tratar de análise e confecção dos documentos relacionados a Lei Geral de Proteção de dados – LGPD. Contate-nos por meio do nosso Whatsapp (85)98112-4808 ou redes sociais e converse com um de nossos especialistas.