REALIZE UM CORTE DE GASTOS
- Defina o que é prioridade. O que não for realmente essencial para o negócio precisa ser cortado ou sofrer redução.
RENEGOCIE SUAS DÍVIDAS
- Negocie com os credores uma condição que lhe possibilite estender os prazos e saldar a dívida de forma que não prejudique ainda mais o resultado da empresa.
- Busque linhas de crédito para repactuação de débitos e operações já contraídas com carência para o início do pagamento.
PRORROGAÇÃO DE PAGAMENTOS
- Faça uma lista com ordem de prioridade para os pagamentos:
- Antes de qualquer coisa, pague os seus funcionários. Analise a possibilidade de pactuar acordos individuais com os trabalhadores, adotando uma das alternativas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública, nos termos da Medida Provisória 927/2020;
- Em segundo lugar, priorize os seus fornecedores, buscando as melhores condições para isso;
- Por último, pague os impostos. Verifique quais deles podem ser parcelados ou adiados. A Medida Provisória 927/2020 suspendeu a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregadores, referente às competências março, abril e maio de 2020.
FAÇA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- Tenha um planejamento para redução de custos. Negocie com fornecedores, postergando os prazos para pagamento, e reduza as despesas fixas como telefone e luz, se for possível ao seu modelo de negócio.
- Conheça o seu custo operacional e entenda os números da sua empresa (quanto lucrava e quanto já deixou de lucrar).
- Como gestor, você precisa assumir a responsabilidade e comandar a empresa para voltar à estabilidade. Um planejamento estratégico/financeiro vai garantir o futuro da sua empresa.
- E lembre-se: a crise não vai durar para sempre. Você precisa centrar suas forças, arregaçar as mangas e enfrentar com toda a disposição, sabendo que tudo voltará ao normal com um bom planejamento.
FIQUE DE OLHO NO SEU CLIENTE
- Estreite a comunicação com os seus parceiros e clientes. Mais do que nunca, você precisa estar perto, dando todo o suporte necessário e demonstrando sua preocupação também com o negócio dele.
- A Meireles & Freitas Advogados Associados segue à disposição para atender e orientar às dúvidas, direcionando o melhor caminho nesse momento de crise.
PROSPECTE NOVOS CLIENTES
- Momentos de crise não reservam somente desafios. O fato é que muitos concorrentes estão desacelerando nesse período, o que significa que é a oportunidade perfeita para prospectar novos consumidores e analisar clientes potenciais de outros mercados.
- Abuse da comunicação digital para isso.
REAVALIE PRODUTOS E SERVIÇOS
- Quando os recursos ficam mais enxutos, os clientes mudam seus hábitos de consumo.
- Tenha como prioridade sempre os produtos e serviços de maior rentabilidade e melhor geração de caixa.
- Alguns exemplos interessantes são:
- Ofereça serviços mais simples e baratos;
- Dê descontos para compras maiores ou combos.
SE REINVENTE
- Encontre um novo formato para vender.
- Busque plataformas digitais para expor o seu produto e vendê-los.
- Seja adepto do e-commerce e de vendas on-line.