Os custos com processos trabalhistas têm causado riscos cada vez maiores à saúde financeira das empresas. Hoje, mais do que nunca, isso se dá em razão das demissões em massa ocasionadas pela pandemia. Em muitos casos, os custos trabalhistas podem significar motivos de sobrevivência para o negócio e a falta de um acompanhamento jurídico especializado e minucioso na seara trabalhista pode ser determinante para um aumento significativo desses custos, podendo gerar riscos capazes de, até mesmo, fechar as portas de uma empresa.
Um dos principais motivos que podem potencializar tais custos é a falta de acesso rápido aos dados e indicadores jurídicos estratégicos dos processos trabalhistas e do comportamento do Poder Judiciário especificamente nessa área. A falta de cuidado quanto a esse aspecto impossibilita os gestores de tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos, o que acaba gerando um cenário de incertezas, podendo contribuir para o aumento de custos, em razão da falta de previsibilidade econômica e falta de assertividade nas principais decisões.
Em vista desse problema, hoje, entendemos que a solução não se limita a contar com escritórios de advocacia com atuação no contencioso trabalhista para representar a empresa em seus processos judiciais. Sabemos que se essa atuação não gerar resultados satisfatórios, de nada adiantará. E ainda que os resultados sejam razoáveis, não é o suficiente diante de um cenário dinâmico e volátil, que exige cada vez mais as atenções voltadas a tecnologias e ao uso de dados.
É preciso mais. É necessário que os gestores do corpo jurídico da empresa tenham um acesso instantâneo a dados e indicadores jurídicos relativos aos processos judiciais, bem como ao comportamento e as tendências do judiciário.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner, departamentos jurídicos adeptos a análise de dados para fundamentar suas decisões demonstram uma redução significativa de custos. Assim, é fundamental que a empresa conte com um acompanhamento realizado por parceiros capacitados e estruturados para agregar com a expertise em geração de dados e análise de indicadores, fazendo o uso da jurimetria, se antecipando à possíveis cenários e, assim, gerando a redução de custos no âmbito trabalhista. Nesse sentido, o uso da jurimetria, entendida como a estatística aplicada ao direito, é fundamental para análises precisas que irão proporcionar aos gestores decisões mais assertivas.
A jurimetria permite o acesso à base de dados do Poder Judiciário. Podemos saber, por exemplo, a média do valor de causa dos processos contra a empresa e a média de condenação, chegando ao indicador do benefício econômico ou dos prejuízos que a empresa sofreu nesses processos. Podemos compreender, ainda, as tendências de decisões dos tribunais de acordo com o assunto tratado naquele determinado processo, a vara em que o processo tramita, entre outras variáveis que indicarão a melhor estratégia a ser adotada.
A partir disso, é possível fazer análises estratégicas desses dados, cruzando informações e variáveis, chegando a indicadores que servirão de base para decisões, visando reduzir o passivo trabalhista da empresa.
A Meireles e Freitas Advogados Associados conta com uma ampla estrutura tecnológica que comporta o uso da jurimetria em benefício dos nossos clientes e parceiros. Dessa forma, atuamos na otimização dos resultados da empresa em processos judiciais, a partir de análises estratégicas com foco na redução de custos.