Autor: Gabriel Sá
Afirmar para alguns empresários no Brasil que uma boa defesa da sua empresa é mais do que necessário, parece não ser razoável por conta da obviedade, mas acredite, alguns poucos ainda não acreditam enquanto insistimos em repetir: uma boa defesa é tão importante quanto um excelente ataque.
Erros como negligenciar a contratação de um escritório de assessoria jurídica podem ser imperdoáveis – para ser mais objetivo, podem estar na casa dos milhões. Apenas em 2019, o Conselho Nacional de Justiça apontou que, o 2º maior fator litigante no Brasil em causas cíveis foram as causas contra fornecedores, ou seja, empresários com agravamento em danos morais. Estamos falando de 1.554.376 processos.
Quantos deles tiveram boas defesas? Em quantos casos os advogados patrocinadores das defesas dessas empresas enxergaram uma estratégia eficiente para reduzir os danos? É um número incalculável que, infelizmente, só tende a crescer, caso não abramos os olhos, já.
Em matérias trabalhistas, temos um número ainda mais assustador, 3.750.967 processos causados por rescisão de contrato ou verbas rescisórias, que poderia cair pela metade, caso a empresa fosse assessorada preventivamente. Calma, o objetivo desse texto não é assustar. Queremos que você, de fato, enxergue que o compasso do seu crescimento deverá estar ligado ao fortalecimento da sua defesa e da prevenção. Não queremos que sua empresa vire estatística.
Desde a Grécia Antiga, já na famosa Ágora Ateniense, homens se devotavam diariamente à revisão dos direitos e dos deveres, com pensamentos fortes e linguagens poderosas, que engrandeciam a autoridade daqueles que queriam os seus interesses seguros para crescer ainda mais.
Qual era o grande perigo? O erro. Um pequeno vacilo no jogo de palavras e linguagens eram suficientes para que os atenienses mais espertos engolissem o discurso enfraquecido daquele que antes era tido como o poderoso. Um retrato claro do direito e da justiça, que exige operadores bem preparados, que não defendam a si, mas uma causa, capazes de se entregar diariamente, a preço de sangue, para assegurar a defesa e o direito do outro.
Por senso comum, já deveríamos ter parado no último parágrafo, já evidenciamos razões suficientes para que você contrate um bom escritório de advocacia, mas há uma razão principal e fundamental que ainda não expomos: o valor da sua empresa.
Ser empresário no Brasil, construir um patrimônio e uma autoridade mercantil, não é nada fácil e sabemos o quanto você lutou para chegar aonde chegou e é por isso que não poderíamos terminar com outra dica, senão esta: ter ao seu lado um escritório de valor, com pessoas de valor, evidenciará a grandiosidade da sua marca, fortalecerá e potencializará o seu ataque.
Assim, esperamos ter “aberto seus olhos” para o risco que o empresário vivencia em não contratar uma assessoria jurídica de boa qualidade que lhe auxilie na redução de perdas e na defesa eficiente dos seus direitos e, torcemos para que você faça uma boa escolha.